Instituto Sindiatacadista

Além das atividades que privilegiam a melhoria da gestão, atuamos fortemente no lado social. Afinal, na visão do Sindiatacadista/DF, o progresso do atacado precisa estar relacionado ao crescimento da sociedade. Além da geração de empregos e da ampliação econômica regional, o Sindicato preocupa-se também com o crescimento do cidadão e com o futuro das crianças do Distrito Federal. Por isso, realiza durante o ano campanhas sociais voltadas ao desenvolvimento e à promoção humana.

Volta às aulas

Doação de materiais escolares para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Páscoa

Distribuição de ovos de Páscoa em instituições sociais.

Dia das crianças

Dia especial para as crianças, com brincadeiras, doação de brinquedos, livros e teatro.

Natal

Arrecadação de cestas com produtos de Natal para a doação a orfanatos e asilos.

Ação social

Ação com moradores em situação de rua

Meio ambiente

Projetos que apoiamos

Projeto Alecrim

Desenvolver um projeto que fosse além das campanhas sociais e que contribuísse, de fato, para a manutenção de uma entidade de assistência social. Foi assim que surgiu o “Projeto Alecrim”, mais uma iniciativa do Instituto Sindiatacadista que colabora com a manutenção da Creche Alecrim.

O espaço, localizado na Cidade Estrutural (DF), atende 120 crianças moradoras da região, sendo a maioria filhos de catadores que trabalham no lixão da cidade. A creche funciona, atualmente, num local com menos de 100m², sem qualquer auxílio do governo – um dos requisitos para ser adotada pelo Projeto.

Hoje, os custos da Creche Alecrim com gás e energia elétrica são custeados pelo Instituto Sindiatacadista. A entidade também articula com a Administração Regional da cidade um espaço para que seja construída uma nova sede, capaz de abrigar mais crianças com uma estrutura mais ampla, confortável e segura.

Jovem Aprendiz

Uma parceria entre o Instituto Sindiatacadista e a Casa de Ismael disponibiliza aos empresários um banco de talentos formado por adolescentes dispostos a ingressarem no programa Jovem Aprendiz.

A legislação define como menor aprendiz o maior de 14 anos e menor de 24 anos que celebra contrato de aprendizagem, nos termos do artigo 428 da CLT. O trabalho do menor aprendiz não pode ser realizado em locais prejudiciais a sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a frequência à escola.

O contrato deve ser ajustado por escrito e por prazo determinado, não superior a dois anos. O vínculo empregatício fica ligado à Casa de Ismael, que também concede formação uma vez por semana ao jovem, além de prepará-lo para assumir o cargo.

Nossos pilares

Elaboração e implantação de projetos sociais

Por meio da criação, apoio, execução, administração e promoção de ações sociais, culturais, educacionais e esportivas, objetivando a diminuição da desigualdade social.

Desenvolvimento de estudos e pesquisas

Voltados para o acompanhamento e avaliação de questões socioeconômicas, educacionais, culturais, de processos produtivos e comerciais, e desenvolvimento institucional de interesse do setor atacadista distribuidor.

Avaliação de resultados e impactos

Utilizando estratégias metodológicas que combinam procedimentos quantitativos e qualitativos: análises documentais, aplicação de questionários e provas para verificação de conteúdos, realização de entrevistas e grupos focais.

Capacitação de recursos humanos

Por meio da realização de cursos específicos, seminários, palestras e workshops voltados a dirigentes, profissionais de nível técnico e operacional.

Divulgação de informações

Que atualizem as empresas deste segmento do setor produtivo, referentes às questões técnicas, tributárias, legais e político administrativas, possibilitando o aperfeiçoamento de suas funções.

Elaboração de materiais didáticos

Que apoiem empresários, contadores, advogados e demais profissionais envolvidos no setor para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas, adequadas às realidades do setor atacadista.

Compromisso com o futuro

Por meio da implantação de ações, projetos, e treinamentos, diretamente ou em parcerias com outras instituições, visando a colocação no mercado de trabalho de recém-formados e estudantes.

Para saber mais, leia na íntegra o Estatuto Social do Instituto Sindiatacadista.

Diretoria

Lysipo Torminn Gomide
Presidente

Roberto Gomide Castanheira
Vice Presidente

Rogério Aragão Albuquerque
Secretário Geral

Vinícius Ferreira Bueno
Secretário Geral Adjunto

Cláudio da Nova Bonato
Tesoureiro

Saulo Davi de Melo
Tesoureiro Adjunto

Rodrigo Maués Albuquerque
Diretor Social

Creuza Maria Rodrigues Braga
Diretor Social Adjunto

Adolfo Plá Pujades
Conselheiro Fiscal

Carlos Roberto Leite Santana
Conselheiro Fiscal

Heda Valim Pereira
Conselheiro Fiscal

Takeo More
Conselheiro Fiscal Suplente

Carlos Augusto Moreira Marques
Conselheiro Fiscal Suplente

Cargo Vago
Conselheiro Fiscal Suplente