Institucional

O Sindiatacadista/DF é filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), e ligado à Confederação Nacional do Comérico de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio DF) – integrante do Sistema Fecomércio Sesc Senac DF.

O associado ao Sindiatacadista/DF, além de ter acesso a produtos e serviços exclusivos ofertados pelo sindicato, automaticamente são beneficiados com a filiação às entidades e todo o seu portfolio de vantagens.

Bandeiras

– Gestão pública eficaz;
– Racionalização dos impostos;
– Fortalecimento da representatividade;
– Liberdade individual e coletiva na relação de emprego; e
– Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas.

Visão

Liderar a comunidade empresarial representada, com reconhecida influência no desenvolvimento da região.

Missão

Assegurar às empresas representadas as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.

ÁLVARO SILVEIRA JÚNIOR

EMERSON FERNANDES DA CUNHA
Diretor Tributário Suplente

Nossos princípios

Ação pelo propósito: agimos motivados pelo bem-estar da sociedade como um todo e nunca pelo medo, que paralisa ou nos leva a distorção em nosso próprio modo de ser.

Busca de harmonia: nossa responsabilidade é contribuir para perfeita harmonia na organização e no seu entorno, zerando os conflitos e a competição predatória. Somos proativos na busca de “soluções ganha-ganha”, no exercício de trabalho e na manutenção das relações.

Consciência em ação: apoiamo-nos em exemplos vivos do que há de melhor no ser humano. A consciência é o melhor guia nos momentos decisivos. No íntimo, buscamos saber o que seu “melhor eu” deve fazer.

Seu melhor estado: a responsabilidade nos leva a atuar em nosso melhor estado, tanto físico quanto mental, emocional e espiritual. O “melhor eu” atua sempre pelo bem-estar de todos; o “menor eu”, só o melhor para si.

Foco na verdade: a verdade é nosso norte, sempre nos acompanha nas mesas de decisões, para assegurar o melhor para a vida e para o todo. Vivemos na realidade e nunca em ilusões e percepções distorcidas da realidade.

Responsabilidade pelo todo: estamos conectados, envolvidos, participamos e somos ativos junto ao time maior que constitui a organização. O espírito é de “responsabilidade compartilhada 100-100”, por meio do qual todos assumem 100% da responsabilidade pela resolução dos problemas.

Pró-soluções: canalizamos energia para o construtivo, o antecipativo e o preventivo. Evitamos desperdiçar energia e talento criticando o que não está bom e perdendo-se em diagnósticos “após o fato”, dispensando análises sintomáticas sempre em busca da causa das causas.

Equilíbrio de interesses: não permitimos que nenhum interesse pessoal/parcial domine deliberações nem controle decisões. A estrutura de governança delega autoridade para que haja diálogos e deliberações entre iguais. Todos os envolvidos são ouvidos.

Autonomia nas pontas: não tome nenhuma decisão nem realize nenhuma função se ela puder ser realizada razoavelmente bem por outra parte mais periférica (da “ponta” da organização). Faça aquilo que só você pode fazer.

Estatuto social

Leia a íntegra da última versão do estatuto, atualizada em março de 2016.

Prestação de contas

Clique no link abaixo e veja a prestação de contas de 2021.

anos de trabalho

empresas associadas

empresas representadas

empregos gerados

Nossa história

A história do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF) começou antes mesmo do dia 20 de dezembro de 2001, quando o Ministério do Trabalho concedeu o registro sindical à organização representativa do comércio atacadista local. Antes à criação da entidade existia a Associação dos Atacadistas do Distrito Federal (ATA).

Desde então, o Sindiatacadista/DF representa todo o comércio atacadista de Brasília, entre os quais estão: gêneros alimentícios, autosserviço, autopeças, material de construção, drogas e medicamentos.  Ao todo, são, aproximadamente, 400 empresas representadas pela entidade sindical sem fins lucrativos. E, atualmente, sua base é composta de 190 empresas associadas.

A história do Sindicato confunde-se com a expansão do setor atacadista na capital brasileira. A trajetória da entidade é marcada por realizações importantes em defesa dos interesses das empresas associadas, do segmento atacadista que representa e do desenvolvimento econômico do DF.

Há vinte anos, o Sindicato nascia para ser o elo entre o setor atacadista, governo, varejistas e a sociedade em geral, além de defender os interesses e anseios de seus associados, agregar forças na criação de melhorias e promover a integração da classe atacadista.

Além de coordenar, proteger, apoiar, integrar e representar legalmente o segmento de atacado e distribuição em todo o Distrito Federal exerce um papel relevante no crescimento da representatividade de seus associados e parceiros. É filiado à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD) e à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal.

Desde o início da entidade, as ações norteadas pelo Sindicato geraram um crescimento de mais de 600% na arrecadação de ICMS. Hoje, o ramo é responsável pela geração de 20 mil empregos diretos e indiretos. O atacado também é o maior arrecadador do Distrito Federal, o que significa que os tributos pagos pelo setor amparam investimentos na construção e manutenção de escolas, hospitais, na segurança e na melhoria da vida dos que moram no DF.

O Sindiatacadista/DF, em todos esses anos, firmou diante da sociedade e do governo a imagem de integridade e responsabilidade. Mesmo ante as dificuldades sofridas nestes últimos anos, na busca por melhores condições para as empresas atacadistas do Distrito Federal, esta instituição manteve-se firme e focada em sua missão.